IP

domingo, 24 de junho de 2012

Pilhas recarregáveis (AA)!‏



Com a protecção do ambiente em moda, todos nós sabemos que devemos usar pilhas recarregáveis ao invés das pilhas alcalinas. Nem sequer falo das outras pilhas...

O que devemos ter em conta quando adquirimos uma pilha recarregável?

Em princípio duas coisas: a capacidade de carga e o número de vezes que a podemos carregar. Penso que neste momento já não há pilhas construídas com metais pesados, ou seja, produtos altamente tóxicos para o Homem e para o meio ambiente. Devemos adquirir baterias com uma capacidade de carga de, pelo menos, 2000mAh. Recomendo 2500mAh.
Quem já usa pilhas recarregáveis, deve ter reparado que a pilha depois de estar carregada, mesmo sem ser usada, perde a carga. Já ouvi histórias de pessoas que carregaram as pilhas e colocaram na lanterna, porém, uma semana depois quando foram usar a lanterna, esta não tinha energia... Eu normalmente uso pilhas recarregáveis nos flashes das máquinas fotográficas. Frequentemente carrego durante a noite e uso no outro dia. As pilhas em causa nunca me deixaram ficar mal. Já testei várias marcas de pilhas e obtive sempre o mesmo resultado: descarregam rapidamente mesmo sem serem usadas Nas lanternas, uso as pilhas alcalinas tradicionais LR6, uma vez que nunca sei quando as vou usar.
Há dias, quando estava a dar uma formação sobre fotografia, verifiquei que uma formanda tinha umas pilhas recarregáveis da marca continente. Disse-me que eram as melhores que já tinha usado, pois as outras perdiam a carga rapidamente. Achei a situação estranha, pois eu usava pilhas das mais caras/conceituadas do mercado e estas não estavam muito tempo carregadas, o mesmo acontecia com as outras que eu usava... No final da formação, após uma semana, as pilhas da formanda ainda continuavam com energia.

Lá fui eu comprar as pilhas da marca continente... E não é que continuam carregadas, quando não são usadas, durante muito mais tempo!

Por isso resolvi deixar aqui o meu contributo!

António Freitas - 520

Sem comentários: